ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Cuidados

6 hábitos que diminuem a vida útil do pneu: saiba o que evitar

6 hábitos que diminuem a vida útil do pneu: saiba o que evitar

Os pneus são responsáveis por manter o carro em contato com o solo e garantir sua estabilidade. Por isso, é fundamental conhecer os hábitos que diminuem a vida útil do pneu.

Neste artigo, listamos algumas práticas que podem fazer seus pneus durarem menos e explicamos quais os cuidados necessários para evitar problemas.

Continue lendo.

HÁBITOS QUE REDUZEM A VIDA ÚTIL DO PNEU

  1. Não calibrar os pneus

Um aspecto muito simples e que impacta diretamente na vida útil do pneu é a calibragem inadequada. Além de consumir mais combustível, esse hábito pode afetar a distância de frenagem e até gerar explosões nos pneus, aumentando os riscos de acidentes.

A recomendação é calibrar os pneus ainda frios, seguindo a pressão indicada no manual do veículo. Esse processo deve ser feito a cada 15 dias ou semanalmente, se você fizer uso intenso do veículo.

  1. Não fazer o rodízio de pneus

O rodízio de pneus é fundamental para que a borracha não sofra um desgaste irregular. Assim, para evitar que este item dure menos, a recomendação é alterar a posição dos pneus entre os eixos dianteiro e traseiro a cada 5.000 km (para pneus diagonais) ou 8.000 quilômetros (para pneus radiais).

O prazo e a ordem do rodízio também estão indicados no manual do veículo e variam de acordo com o modelo – tração 4×4 ou apenas um sentido de rodagem.

  1. Não fazer alinhamento, balanceamento e cambagem

Esses serviços são essenciais para a vida útil do pneu. Afinal, o alinhamento ajusta a suspensão, a direção e as rodas do carro; o balanceamento melhora a direção e evita desgastes nas peças mais sensíveis; a cambagem também evita o desgaste e melhora a durabilidade do pneu.

Para evitar rodar com o carro desalinhado, causando desgaste prematuro e irregular dos pneus, é importante fazer as manutenções acima sempre que colocar pneus novos, a cada 10 mil quilômetros ou quando notar o volante trepidando ou puxando para um dos lados.

  1. Dirigir em alta velocidade

Outra prática que reduz a vida útil do pneu é a direção em alta velocidade, seja em vias retas ou ao fazer curvas. Isso superaquece os pneus, acelerando o seu desgaste e reduzindo a sua durabilidade.

Além disso, acelerar e frear bruscamente também desgasta a banda de rodagem, fazendo com que os pneus durem menos.

  1. Andar sem cuidado por vias mal conservadas

Impactos e atritos na borracha podem quebrar molas e afetar a suspensão, a calibragem e o alinhamento do veículo.

No entanto, é impossível evitar passar por ruas não asfaltadas ou com pavimentação irregular. Por isso, a dica é sempre dirigir com cuidado, evitando que os pneus absorvam impactos causados pelos buracos.

  1. Ultrapassar o limite de carga

O excesso de peso pode comprometer a estrutura dos pneus, diminuindo a capacidade de frenagem. Além disso, potencializa o desgaste de componentes fundamentais, como freios e suspensão.

Para dirigir com segurança e aumentar a vida útil do pneu, a dica é sempre respeitar a quantidade máxima de passageiros, assim como o peso adequado de bagagem.

Na Zilli Pneus você tem garantia de qualidade das melhores marcas e condições imbatíveis de pagamento em pneus Michelin.

Além disso, contamos com estrutura completa e equipe especializada para realização de serviços de alinhamento, balanceamento e rodízio de pneus. Solicite um orçamento agora mesmo pelo .

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas