ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Dicas

Práticas que podem anular a garantia do pneu: saiba o que evitar

Práticas que podem anular a garantia do pneu: saiba o que evitar

A garantia do pneu oferece proteção contra diversos problemas. No entanto, é importante evitar hábitos não recomendados pelo fabricante.

Algumas práticas adotadas pelos motoristas podem anular a garantia do pneu, possibilitando que o fabricante se recuse legalmente caso seja acionado. Por isso, é importante saber quais fatores são prejudiciais e podem causar danos ao componente.

Para saber quais costumes evitar, continue lendo.

VALIDADE DOS PNEUS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

Os pneus do carro têm um prazo de validade que assegura o seu uso sem perda de qualidade. No entanto, após esse período é comum que haja um desgaste, sendo necessário substituí-los.

Todos os fabricantes oferecem 5 anos de garantia do pneu contra defeitos de fabricação, contados a partir da data de emissão da nota fiscal de compra do pneu ou do veículo novo com equipamento original.

Nesse caso, para saber quando o item foi produzido, a dica é olhar na lateral e conferir o código DOT.

Essa informação permite que o pneu seja substituído caso haja algum problema de fabricação. Para constatar essa falha, a avaliação é feita por um técnico certificado da fabricante do pneu, capaz de identificar o motivo da avaria.

Assim, para ajudar você a cuidar corretamente dos pneus do carro, listamos a seguir alguns hábitos que diminuem a vida útil desses itens e anulam a garantia.

HÁBITOS QUE PODEM ANULAR A GARANTIA DO PNEU

1 – Calibragem incorreta

A falta de calibragem afeta a distância de frenagem do carro e causa danos ao pneu. Dessa forma, além de prejudicar a segurança, a composição do material pode ser afetada.

Esse problema também pode ser provocado pelo uso da pressão incorreta na calibragem.

Para evitar que isso se torne um problema, a dica é fazer a calibração de acordo com a orientação do manual do fabricante.

2 – Não fazer alinhamento, balanceamento e cambagem

Para manter a garantia do pneu, é essencial realizar os três serviços, pois eles auxiliam na suspensão, na direção e também nas rodas do carro.

Tem dúvidas sobre esses procedimentos? Clique aqui e aqui e saiba mais!

3 – Excesso de carga

Dirigir com excesso de peso pode diminuir a capacidade de frenagem do carro, tendo como resultado problemas mecânicos e maior desgaste dos componentes, como freios, suspensão e pneus.

4 – Bolhas e furos

As bolhas normalmente aparecem quando há impacto com buracos e problemas na montagem do pneu, o que afeta sua estrutura interna, levando ao rompimento do item. Com isso, a pressão empurra a borracha para fora e forma a bolha.

5 – Problemas mecânicos na suspensão, direção, amortecedores e freios

Os amortecedores têm a função de manter o pneu em contato com o solo. No entanto, quando estão danificados ou desgastados podem perder essa capacidade, provocando sua deterioração.

Além disso, quando o problema está no sistema de direção, podem ocorrer folgas que provocam o desalinhamento do pneu e geram desgastes irregulares.

6 – Tamanho do pneu

Para garantir a condução adequada do veículo, é importante que as rodas e os pneus sigam a estrutura adequada. Portanto, é necessário manter esses itens no tamanho original.

7 – Pneu errado para o tipo de terreno ou má condução do veículo

O mercado conta com pneus adequados para cada tipo de uso. Ou seja, é possível encontrar itens focados no uso em terra, outros em cidade, uso misto e muito mais.
Portanto, é necessário escolher o pneu certo para cada ocasião, evitando danos que afetem a garantia do pneu.

Outra prática que também pode causar problemas é a má condução do veículo. Nesse caso, a dica é evitar frenagens bruscas, arrancadas e patinagens, pois esses costumes desgastam certos pontos do pneu, provocando descamação e até queda de pedaços.

8 – Uso de produtos de limpeza inadequados

Produtos como óleos, graxas, solventes e compostos derivados do petróleo danificam o pneu e podem anular a garantia, pois afetam a composição e o funcionamento deste item.

Diante disso, a recomendação é usar somente o sabão neutro e o “pretinho”, que é um produto desenvolvido especialmente para deixar os pneus com aspecto mais preto e brilhante.

9 – Utilização de pneus Run Flat em carros não homologados

Os pneus Run Flat são desenvolvidos para continuar rodando mesmo quando furados sem causar desgastes à roda. No entanto, ele não pode ser utilizado em qualquer tipo de carro.

Para rodar com esse tipo de pneu, o veículo deve ser equipado com sensor de pressão, que informa ao motorista quando os pneus estão sem ar, e suspensão própria para esse caso.

Caso contrário, eles podem sofrer desgaste prematuro e, consequentemente, anular a garantia.

Na Zilli Pneus você tem produtos de qualidade e equipe especializada para cuidar do seu veículo. Entre em contato com nossa equipe de especialistas pelo ou clique no link da bio e agende seu horário.

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas