ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Cuidados

Revisão de férias: saiba quais itens verificar antes de viajar

Revisão de férias: saiba quais itens verificar antes de viajar

A revisão de férias é fundamental para garantir o funcionamento do veículo e evitar preocupações durante a viagem.

Na hora de pegar a estrada e aproveitar com a família e os amigos, é essencial verificar se os documentos do carro estão em dia, assim como o veículo. Assim, para garantir que toda a parte mecânica do carro está funcionando corretamente, é necessário se dirigir para a sua oficina de confiança para fazer a revisão de férias.

Portanto, se você quer garantir a sua segurança e a das outras pessoas durante a viagem, confira as dicas que preparamos para você.

MANUAL DE REVISÃO DE FÉRIAS

1 – Óleo lubrificante e fluidos

O óleo lubrificante tem a função de lubrificar as partes móveis do motor, como pistões e válvulas, além de auxiliar na troca térmica entre o motor e o sistema de arrefecimento.

Portanto, é necessário ficar atento a dois aspectos:

a. Prazo de troca do fluido, evitando que ele perca sua capacidade de lubrificação e de troca térmica.
b. Data de vencimento do fluido

Outro fator importante é observar o tipo de uso do veículo. Para quem usa o carro sob muito trânsito ou anda muito em estrada de terra, o período para a substituição do lubrificante é mais curto. Para quem usa o automóvel predominantemente em estradas bem pavimentadas, o prazo é mais longo.

Além disso, ao trocar o lubrificante, é essencial substituir também o filtro de óleo.

OUTROS FLUIDOS QUE PRECISAM SER CONFERIDOS

● Óleo do câmbio

Carros com câmbio automático devem seguir a orientação da montadora para saber se é necessário trocar o óleo de câmbio regularmente ou não. Já nos carros com câmbio manual, a troca deve ser feita de acordo com a quilometragem.

● Fluido da direção hidráulica

Na hora de fazer a revisão de férias em veículos com direção hidráulica, é importante ficar de olho nesse fluido, afinal o nível baixo é sinal de vazamento no sistema.

● Fluido de freio

A recomendação é fazer a troca em prazos regulares e ficar atento ao volume, pois nível baixo indica problema.

● Fluido do limpador de para-brisa

Nas viagens de final de ano, esse cuidado é fundamental, pois as chuvas são mais comuns. Portanto, não se esqueça de verificar o nível e completar, quando necessário.

2 – Sistema de freios

Antes de pegar a estrada, também é importante avaliar as condições gerais do sistema de freios do carro. Observe se existem ruídos ao pisar no pedal ou trepidações na frenagem e faça a troca dos discos e pastilhas de acordo com a orientação do fabricante e a avaliação do seu mecânico.

3 – Suspensão

O sistema de suspensão é o maior responsável pelo conforto dos passageiros, além de manter a estabilidade de direção. Portanto, para garantir seu funcionamento, a revisão de férias deve avaliar o estado de todos os componentes do sistema, como molas e amortecedores.

Além disso, fique atento a trepidações excessivas ou desalinhamento do volante, pois isso indica que está na hora de fazer o alinhamento e o balanceamento do carro.

4 – Correia dentada

A correia dentada impacta no funcionamento do motor do carro. Por isso, confira se há trincas e/ou desgastes no componente e sempre faça a troca no prazo recomendado pelo fabricante.

5 – Pneus

Os pneus são itens fundamentais para a segurança e o conforto do veículo. Por isso, a recomendação é verificar o estado e a pressão dos pneus e do estepe semanalmente, avaliando sempre se os sulcos estão profundos, adequados à tolerância do TWI (Tread Wear indication) e se existem bolhas nos flancos.

QUANDO TROCAR O PNEU?

Para saber a hora certa de substituir os pneus, você deve ficar atento a alguns sinais:

  • Presença de bolhas e rasgos;
  • Pneu careca;
  • Consumo de combustível;
  • Ruídos.

Caso tenha dúvidas sobre o modelo correto de pneu para o seu carro, a Zilli Pneus tem uma equipe especializada e pronta para te ajudar. Clique aqui e saiba mais!

6 – Sistema elétrico

Outro aspecto fundamental na revisão de férias é o sistema elétrico. Afinal, para que você veja bem na estrada e seja visto pelos outros motoristas, é preciso que os faróis, lanternas, pisca-alerta e setas estejam em dia.

Além disso, esse cuidado também é importante porque o não funcionamento dos faróis e das setas pode gerar multas de trânsito.

OUTRAS DICAS PARA PEGAR A ESTRADA COM SEGURANÇA

● Organize o carro

Antes de começar a viagem, é indicado limpar e organizar o carro. Ou seja, realizar uma higiene pesada, retirando migalhas e semelhantes de dentro do carro.

● Planeje a rota

Faça o reconhecimento da estrada e elabore o planejamento da obra. Além disso, pesquise pelos locais com maior número de acidentes e redobre a atenção nessas áreas.

● Tenha atenção às estradas

Respeite as leis de trânsito e fique atento à sua condução e a dos demais motoristas para evitar acidentes.

Agora que você conferiu as principais dicas para a revisão de férias, conte com a Zilli Pneus para cuidar do seu veículo. Nossa equipe está preparada para atender você e cuidar do seu veículo.

Entre em contato pelo ou clique no link da bio e agende seu horário.

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas