ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Cuidados

Descarte de pneus Michelin: saiba como é feito

Descarte de pneus Michelin: saiba como é feito

Para gerar um impacto positivo no planeta, existem diversas atitudes que podemos colocar em prática no nosso dia a dia. Entre elas, trocar produtos descartáveis por reutilizáveis, compostar resíduos quando for possível e utilizar pneus de menor impacto ao meio ambiente. Além disso, entre essas missões, temos o descarte de pneus Michelin de forma correta.

Para entender o compromisso da marca de inovar e diminuir o impacto da atividade humana no planeta, conheça as diversas etapas da nossa cadeia de valor até a reciclagem no final da vida útil desse item.

POR QUE FAZER O DESCARTE CORRETO DOS PNEUS?

Todos os anos, os casos de dengue assustam a população brasileira e colocam os pneus descartados como os grandes responsáveis por esse problema, pois criam um ambiente perfeito para a proliferação dos mosquitos.

Além disso, os pneus também contribuem para o entupimento da rede de esgoto e a poluição dos rios. Dessa forma, é urgente que a sociedade aprenda alguns passos básicos para o descarte adequado dos pneus.

Para entender melhor esse tema, confira a seguir alguns hábitos adotados pela Michelin e descubra como fazer sua parte.

COMO A MICHELIN PROMOVE SUSTENTABILIDADE?

Para uma economia circular e com menor consumo de carbono, energia e recursos naturais, a Michelin implementou a estratégia 4R, que envolve as ações de Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar.

Veja a seguir as soluções propostas em cada etapa:

1 – REDUZIR

Desenvolver componentes com alto desempenho é parte fundamental do compromisso da marca, afinal essa abordagem reduz o impacto da atividade no meio ambiente e na sociedade.

Para isso, a Michelin produz pneus mais leves, que duram mais e economizam combustível, reduzindo o consumo de CO₂.

2 – REUTILIZAR

Essa etapa da estratégia inclui serviços dedicados aos pneus utilizados em caminhões, escavadeiras e aeronaves com o objetivo de aumentar sua vida útil. São eles:

● Reparação: realizado sempre que possível, especialmente em pneus sujeitos a condições extremas de uso.
● Ressulcagem – recupera a profundidade das ranhuras dos pneus, principalmente em itens usados em pneus de ônibus e caminhões.
● Recapagem – substitui a banda de rodagem de pneus usados em ônibus, caminhões e aeronaves.

3 – RECICLAR

Juntamente com o descarte de pneus Michelin, a marca trabalha com a reciclagem e a recuperação de pneus usados. No total, 80% dos pneus comercializados por ela foram coletados e processados por setores aprovados ou certificados.

4 – RENOVAR

A última etapa da estratégia de descarte de pneus Michelin é o uso de matérias-primas renováveis, como borracha natural, isopreno, butadieno, entre outros.

Para atender essa necessidade, a marca lançou projetos inovadores para desenvolver um setor de produção de bio butadieno usando etanol de biomassa, além de propor o fornecimento de borracha natural de maneira sustentável e responsável.

Outro ponto importante dessa fase é a assinatura de um contrato com a ONG WWF, que tem como objetivo garantir o suprimento de borracha natural, combater o desmatamento e contribuir para o sequestro de CO₂.

DESCARTE DE PNEUS MICHELIN: COMO FAZER?

● Entregue os pneus velhos quando comprar novos

A Zilli Pneus, juntamente com a Michelin, está trabalhando continuamente para dar um destino apropriado para os pneus usados. Por isso, ao comprar os pneus novos para o seu carro, verifique se a troca gera desconto no valor de compra e instalação dos itens novos.

● Leve os pneus velhos a um revendedor

Fale com a equipe da sua loja de confiança e descubra se eles recebem seus pneus velhos e direcionam para a reciclagem. Dessa forma você garante o descarte correto e contribui com o meio ambiente.

COMPROMISSO MICHELIN COM O FUTURO

A Michelin, em parceria com a Enviro, lançou uma usina de reciclagem de pneus que terá capacidade para reciclar 30.000 toneladas por ano. A usina iniciou suas atividades em 2021, porém a produção está agendada para começar em 2023.

Também é importante citar que, para reduzir o impacto ambiental dos seus pneus, a Michelin está constantemente desenvolvendo melhorias em sua resistência ao rolamento e nas tecnologias das fábricas para reduzir a pegada ambiental das operações.

Ao ler esse conteúdo, você entendeu como é feito o descarte de pneus Michelin e quais os projetos desenvolvidos pela marca para cuidar do ambiente. Para conhecer os pneus da marca com melhor desempenho, conte com a Zilli Pneus. Entre em contato pelo ou clique no link da bio e agende seu horário.

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas