ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Dicas

9 dicas para diminuir o desgaste dos pneus: confira

9 dicas para diminuir o desgaste dos pneus: confira

Fazer o pneu durar mais é um dos maiores desejos dos motoristas. Por isso, é importante adotar cuidados que diminuam o desgaste dos pneus e aumentem sua vida útil.

O desgaste prematuro dos pneus acontece por várias razões e pode causar acidentes gravíssimos, além de ser uma infração de trânsito que pode resultar em multas. Por isso, listamos a seguir algumas dicas fundamentais para diminuir o desgaste do pneu e evitar a deterioração prematura e desnecessária.

TIPOS DE DESGASTE DOS PNEUS

O consumo irregular dos pneus mostra que sua estrutura tem áreas que não são tão resistentes. Isso significa um risco a mais em pistas molhadas e em curvas fechadas, além de aumentar as chances do pneu estourar ao passar por buracos.

Entre os tipos mais comuns de desgaste estão:

● Lateral: provocado pela baixa pressão no pneu
● Central: causado por alta pressão no pneu
● Em partes: que resulta do pneu desbalanceado
● Em um só lado: que ocorre quando o pneu está mal alinhado

Para saber mais sobre os principais tipos de desgaste dos pneus, suas possíveis causas e soluções, leia este texto.

DICAS PARA DIMINUIR O DESGASTE DOS PNEUS

O atrito da borracha com o asfalto provoca um desgaste natural no pneu. No entanto, é possível adotar algumas práticas para diminuir o desgaste dos pneus e aumentar sua vida útil.

1 – Use pneus iguais

Pneus de modelos diferentes podem prejudicar a direção. Por isso, na hora de fazer a troca, o ideal é que os quatro pneus sejam da mesma marca. Dessa forma, o carro ficará mais equilibrado e também mais seguro.

2 – Utilize o pneu certo para cada tipo de piso

Existem modelos específicos de pneus para cada tipo de carro e para a via em que o veículo irá rodar. Assim, a dica é escolher o modelo mais adequado para o seu objetivo:

  • On road ou convencionais: feitos para vias de asfalto e similares;
  • Mistos: desenvolvidos para ter bom desempenho em vias pavimentadas e não pavimentadas;
  • Off road: criado para pistas de terra com cascalhos ou lama.

3 – Limpe os pneus

Os pneus acumulam diversos resíduos de óleo, graxa e outras sujeiras. Assim, para diminuir o desgaste dos pneus e ainda avaliar se há algum problema no material, a recomendação é fazer a limpeza regularmente.

4 – Faça o rodízio dos pneus a cada 10 mil km

O rodízio dos pneus coloca os pneus que estavam no eixo traseiro no eixo frontal e os que estavam do lado direito no lado esquerdo, equilibrando o desgaste.

Para entender a importância e saber como fazer o rodízio do seu carro, confira este artigo.

5 – Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

O alinhamento e o balanceamento são serviços fundamentais para diminuir o desgaste dos pneus. Para saber quando realizar os procedimentos, uma dica simples é dirigir em uma pista reta e verificar se o veículo vira para um dos lados mesmo quando o volante está reto ou se ele vibra em velocidades mais altas.

6 – Calibre os pneus regularmente

A calibragem é uma das principais manutenções preventivas, afinal diminui o desgaste dos pneus e reduz o consumo de combustível, pois exige menos esforço para rodar. Assim, a recomendação é calibrar os pneus a cada 15 dias.

7 – Não carregue peso desnecessário

Andar com o veículo muito pesado aumenta o desgaste do pneu e o consumo de combustível. Por isso, tire tudo o que não for necessário de dentro do veículo.

8 – Evite acelerar e frear de forma brusca

Dirigir de forma agressiva coloca as outras pessoas em perigo e ainda aumenta o desgaste nos pneus. Para evitar que isso aconteça, a recomendação é dirigir com tranquilidade, apostando na direção defensiva.

9 – Verifique o indicador TWI

O Índice de Treadwear (TWI) fica na banda de rodagem e indica o nível de desgaste do pneu. O limite de segurança determinado pela ANIP é de 1,6mm de profundidade e, quando essa marcação é atingida, é necessário trocar os pneus.

Agora que você conferiu as principais dicas para diminuir o desgaste do pneu, conte com a Zilli Pneus para cuidar do seu veículo. Nossa equipe de especialistas está preparada para te atender e tirar suas dúvidas sobre pneus e serviços de alinhamento e balanceamento.

Entre em contato pelo ou clique no link da bio e agende seu horário.

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas