ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Cuidados

Entenda a importância do rodízio de pneus do caminhão

Entenda a importância do rodízio de pneus do caminhão

O rodízio de pneus do caminhão é muito importante para evitar prejuízos, multas e acidentes, além de aumentar a vida útil do componente.

A manutenção do caminhão é essencial para manter o estado de conservação e a capacidade de rodar com segurança. Diante disso, o rodízio de pneus do caminhão é uma das principais medidas para garantir mais estabilidade nas estradas.

Pensando nisso, explicaremos neste artigo a importância de fazer o rodízio e como isso deve ser feito.

IMPORTÂNCIA DO RODÍZIO DE PNEUS DO CAMINHÃO

O pneu é feito para se desgastar conforme o seu uso, afinal ele está em contato constante com o solo. No entanto, diversos fatores contribuem para a deterioração irregular da banda de rodagem. São eles:

● Excesso de carga

Sobrecarregar o veículo durante as viagens pode reduzir o desempenho do veículo, forçar o motor, aumentar os riscos de acidentes e desgastar os pneus em excesso.

● Qualidade das vias

Buracos, lombadas, estradas de terra e asfaltos desgastados são problemas recorrentes na malha rodoviária brasileira que impactam diretamente na conservação do caminhão.

● Má condução

Excesso de velocidade, aceleradas e freadas bruscas e falta de cuidado nas estradas são exemplos de práticas que provocam o desgaste excessivo dos pneus e aumentam a necessidade do rodízio de pneus do caminhão.

● Falta de manutenção

A falta de manutenção preventiva e corretiva diminui o desempenho do veículo, aumenta o consumo de algumas peças e reduz a eficiência do sistema, além de gerar mais gastos e insegurança.

● Qualidade dos pneus

Existem modelos de pneus com características, resistência e durabilidade completamente diferentes. Por isso, ao utilizar componentes de baixa qualidade ou colocar pneus de qualidades diferentes em cada eixo, os prazos para a troca são menores e o rodízio se torna mais frequente.

Diante disso, o rodízio de pneus do caminhão é importante para evitar o desgaste desigual da peça, assegurar mais estabilidade para rodar e maximizar sua vida útil em até 20%.

VANTAGENS DE FAZER O RODÍZIO

No Brasil, não existe uma lei que obrigue o motorista a fazer o rodízio dos pneus. No entanto, essa prática apresenta muitas vantagens:

Aumento da vida útil

O rodízio de pneus prolonga a vida útil da peça em até 20% e garante um desgaste mais uniforme, evitando a necessidade de trocar o componente porque uma parte está desgastada de forma irregular.

Redução de custos

O revezamento dos pneus de forma estratégica e controlada ajuda a reduzir os custos com conserto de peças e compra de pneus novos.

Segurança

O rodízio é um fator primordial para garantir a segurança da carga e, principalmente, a integridade do motorista e de outras pessoas.

Economia de consumo

O rodízio de pneus do caminhão melhora seu desempenho, reduz o consumo de combustível e, consequentemente, aumenta a economia na operação.

Performance

Por fim, o revezamento também melhora o desempenho do veículo e evita problemas comuns na direção, como direção puxando para o lado, derrapagens e até acidentes.

COMO É FEITO O RODÍZIO DE PNEUS DO CAMINHÃO?

O rodízio de pneus do caminhão é uma manutenção que, normalmente, vem descrita no manual do proprietário. Por isso, antes de realizar o procedimento é importante conferir a marca e o modelo do caminhão, verificar se ele é indicado para o seu tipo de pneu e procurar uma oficina especializada.

Esse cuidado é fundamental porque o veículo de carga tem mais eixos e mais rodas, o que faz com que o rodízio seja mais elaborado, variando conforme a configuração e a função do caminhão.

Assim, na hora de fazer o rodízio, essas são as orientações:

● Faça o rodízio de pneus do mesmo eixo simultaneamente;
● Após o rodízio, calibre todos os pneus;
● Nos caminhões mais longos, troque também os pneus das rodas internas;
● Nos veículos com medidas diferentes de eixos, a troca deve ser feita apenas entre os pneus de um mesmo eixo;
● Em pneus unidirecionais, a recomendação é a rotação longitudinal ou paralela;
● Nos demais casos, a dica, normalmente, é fazer o rodízio cruzado;
● Faça o alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 10 mil quilômetros rodados.

QUANDO FAZER A TROCA DOS PNEUS?

Se o rodízio de pneus do caminhão é feito corretamente, a vida útil dessas peças é estendida. No entanto, para saber se está na hora de fazer a troca do pneu, basta verificar o desgaste na banda de rodagem.

O ideal é trocar todo o conjunto de uma só vez. Porém, se algum pneu ainda estiver em boas condições, prefira fazer a troca de todos os pneus de um mesmo eixo de uma vez para evitar problemas de aderência e instabilidade.

Além disso, escolha sempre o mesmo fabricante e dê preferência a um mesmo modelo para todos os pneus que estejam rodando.

Está precisando trocar os pneus do seu caminhão? Conte com a Zilli Pneus! Nossa equipe está pronta para te atender e tirar suas dúvidas sobre pneus e serviços.

Entre em contato pelo ou clique no link da bio e marque seu horário.

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas