ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Dicas

Mecânica para mulheres: dicas fundamentais para cuidar bem do seu carro

Mecânica para mulheres: dicas fundamentais para cuidar bem do seu carro

As mulheres fazem inúmeras tarefas: cuidam da casa, têm família ou moram sozinhas, trabalham, coordenam empresas, fazem exercício, estudam e estão constantemente em movimento. Para isso, é importante que saibam evitar o desgaste prematuro do veículo e, consequentemente, os gastos com reparos. Por isso, o artigo de hoje é uma conversa sobre mecânica para mulheres.

Para celebrar o Outubro Rosa, listamos a seguir algumas dicas básicas para você conhecer seu carro e aprender a cuidar de cada peça dele. Continue lendo e confira!

MULHERES AO VOLANTE

Pesquisas sobre direção mostram que as mulheres dirigem tão bem quanto os homens e são consideradas motoristas muito cuidadosas.

Esse resultado foi comprovado em um estudo publicado em 2019, que mostrou que 62% das mulheres não falam ao telefone enquanto dirigem, 40,4% só dirigem de janela fechada e 26,6% fecham os vidros quando estão esperando no farol.

DICAS DE MECÂNICA PARA MULHERES

● Fique atenta a barulhos no freio

O veículo costuma dar sinais quando alguma peça está com problemas. Seja um barulho ao pisar no freio ou ruídos constantes e que incomodam.

Se observar um assobio, pode ser apenas uma característica da pastilha de freio. No entanto, caso o barulho seja metálico, é sinal de que a pastilha está desgastada, o que diminui a eficiência do freio.

Assim, se escutar esse tipo de ruído, vá até uma oficina de confiança e faça o reparo. Além disso, mantenha a revisão preventiva em dia para evitar problemas.

● Evite o superaquecimento do motor

O superaquecimento do motor é identificado por luzes no painel que indicam quando o motor ultrapassa a temperatura ideal de trabalho, que geralmente é acima de 90 graus.

Caso a luz da temperatura acenda, a recomendação é parar o carro imediatamente e verificar o reservatório do radiador. Se completou o nível há pouco tempo e mesmo assim ocorreu o aquecimento, é sinal de vazamento. Já se o líquido estiver na marca, o problema pode ser na válvula termostática.

Para evitar que outros componentes sejam prejudicados pelas altas temperaturas, procure o seu mecânico de confiança.

● Não fique com o pé na embreagem

Evite deixar o carro engatado no sinal, com o pé na embreagem, pois isso desgasta prematuramente o componente e acelera a troca do componente.

● Cheque os fluidos do carro

Existem vários óleos que precisam ser verificados frequentemente para garantir o correto funcionamento do automóvel. Os principais são:

  1. Óleo do motor: verifique o nível e a viscosidade do fluido e faça a troca no tempo indicado pelo manual do fabricante.
  2. Líquido de arrefecimento: deixe sempre próximo ao nível máximo.
  3. Óleo de freio: fique de olho no nível do fluido e, caso esteja muito abaixo do mínimo, leve o veículo até a oficina, pois usar um óleo diferente pode prejudicar o sistema.

● Verifique os pneus e a bateria

Andar com o pneu murcho pode danificá-lo, além de consumir mais combustível. Por isso, calibre o pneu a cada 15 dias de acordo com a pressão indicada no manual do veículo. Além disso, realize o alinhamento e balanceamento das rodas e faça o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros rodados.

Para garantir que a bateria dure mais tempo, quando ligar o carro, desligue os faróis, o ar condicionado, o som e outros itens que precisem de energia para não sobrecarregar o componente.

● Observe o limpador de para-brisa

Depois de um ano, a borracha da palheta passa a deixar marcas no vidro e não afasta as sujeiras ou chuvas. Por isso, fique de olho na qualidade desse item, faça a troca no prazo e verifique o jato do esguicho de água e a pressão do braço do limpador.

● Tenha itens de segurança no carro

As ferramentas, como triângulo, macaco e chave de roda, são essenciais em diversas ocasiões e, por isso, é preciso tê-las sempre à mão.

IMPORTÂNCIA DE TER UM MECÂNICO DE CONFIANÇA

Ainda existem muitos relatos de mulheres que são enganadas pelos profissionais responsáveis por cuidar do seu carro. Por isso, é fundamental entender seu veículo e contar com a experiência de um mecânico de confiança.

Agora que você viu a importância da manutenção para a vida útil do carro, conte com a Zilli Pneus para cuidar do seu veículo. Nossa equipe de especialistas está preparada para te atender e tirar suas dúvidas sobre pneus e serviços de alinhamento e balanceamento.

Entre em contato pelo ou clique no link da bio e agende seu horário.

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas