Artigos e Notícias
Quando trocar os pneus do carro? 5 sinais que você deve observar
Os pneus estão entre os itens mais importantes de um carro, afinal eles são necessários para o veículo se movimentar. Por isso, é fundamental estar sempre atento para saber quando trocar os pneus e evitar problemas mais graves. Como resultado, você economiza combustível, dirige com mais conforto e aumenta a segurança nas vias.
Quer saber como identificar a hora certa de substituir esses componentes? Confira nossas dicas a seguir.
QUAL A DURABILIDADE DE UM PNEU?
Não existe uma resposta certa acerca de quanto tempo dura um pneu, pois a vida útil e a quilometragem desse item dependem de diversos fatores, como escultura, hábitos do motorista, clima, condições das vias e cuidados do motorista.
Por isso, é importante saber quais práticas danificam os pneus e quais sinais revelam a hora trocar os pneus.
FATORES QUE DANIFICAM OS PNEUS
Aspectos físicos:
● Idade
● Desgaste e danos
Condições da via:
● Buracos, obstáculos, meio-fio, objetos pontiagudos e lombadas de redução de velocidade
Clima:
● Temperatura
● Chuva, neve e gelo
● Raios solares intensos
Hábitos do motorista:
● Excesso de velocidade
● Arranques rápidos e frenagem de emergência
● Circulação em vias mal conservadas
● Desconsideração dos sinais de alteração, ruídos ou vibrações
Uso indevido:
● Mistura de pneus diferentes
● Utilização de rodas e aros incompatíveis
● Uso de pneus com características diferentes do especificado pelo fabricante
● Uso de estepe de tamanho diferente em velocidades acima de 80 km/h
HORA CERTA DE TROCAR OS PNEUS DO CARRO
- Altura dos sulcos
O TWI, indicador de desgaste de banda, é um dos principais sinais de que é hora de trocar os pneus. Por isso, fique de olho: quando ele fica abaixo de 1,6 milímetro o pneu está careca.
- Tempo de uso
Os pneus têm um prazo de validade de cinco anos após a data de fabricação e é indicada na lateral do pneu por meio de quatro números. Os dois primeiros são a semana e os dois últimos, o ano de fabricação.
No entanto, esse período representa mais uma garantia, pois os pneus podem funcionar perfeitamente bem depois desse tempo. Após isso, a orientação é redobrar os cuidados e fazer a revisão anualmente.
- Furos ou cortes
Se estiver dirigindo quando os pneus sofrerem algum furo ou corte, faça a troca imediatamente, pois a estrutura desses componentes não aceita reparos.
- Desgaste irregular
Com o tempo de uso, é possível começar a ver sinais de desgaste nos pneus, no entanto esse gasto ocorre de maneira uniforme.
Se apenas um pneu está se desgastando, é sinal de defeito no carro. O problema pode ser resultado de falta de calibração, sobrecarga, falta de rodízio, desalinhamento ou problemas na suspensão.
- Presença de bolhas
Este é um dos problemas mais comuns nos pneus, provocado por rompimentos na carcaça do pneu. Com isso, o ar vai para fora e empurra a borracha, formando uma bolha.
Nesse tipo de situação, a dica é trocar o pneu imediatamente, pois as chances de provocar um acidente grave são grandes se a bolha estourar.
Agora que você aprendeu quando trocar os pneus, fique de olho no seu carro. Para substituir os componentes ou agendar horários para serviços, fale com nossa equipe pelo .
no cartão de crédito
para pagamento à vista
ganhe a montagem
das melhores marcas