ZILLI PNEUS

Artigos e Notícias

Cuidados

Pneu para chuva: descubra o modelo ideal para rodar com segurança

Pneu para chuva: descubra o modelo ideal para rodar com segurança

O pneu para chuva é um item muito importante para garantir o desempenho e a segurança do veículo em qualquer situação.

O período de chuva gera grande preocupação até mesmo nos motoristas mais experientes. Afinal, as pistas molhadas são um grande perigo, principalmente se os pneus não forem adequados ou estiverem gastos. Assim, para dirigir bem mesmo em condições adversas, é fundamental saber escolher o melhor pneu para chuva.

Ficou interessado? Continue lendo e descubra como a Zilli Pneus pode ajudar você a garantir os itens ideais para o seu carro.

POR QUE USAR O PNEU PARA CHUVA?

Os pneus têm a função de garantir o contato eficaz do veículo com o solo e manter a estabilidade da direção. Por isso, são os itens mais impactados pelas estradas molhadas pela chuva, afinal a água na pista diminui o atrito do pneu com o solo, podendo prejudicar sua aderência.

É aí que vemos a importância de investir no pneu para chuva. Afinal, suas características garantem que o motorista tenha mais controle do carro, dirigindo com segurança.

A legislação brasileira determina que os pneus para pistas molhadas devem ser híbridos e apresentar uma saliência de 1,6 milímetro nas ranhuras.

DICAS PARA ESCOLHER O PNEU CERTO PARA O PERÍODO DE CHUVA

Em dias de chuva, é importante ter alguns cuidados básicos, como reduzir a velocidade, manter distância dos veículos da frente e usar os pneus adequados. No entanto, antes de colocar o carro nas ruas ou estradas é necessário verificar outros elementos.

● Banda de rodagem

A banda de rodagem é a área que sofre atrito com o chão, ou seja, é a parte que impede que o carro deslize. Para isso, ela conta com ranhuras que garantem a passagem rápida da água, evitando a aquaplanagem.

Para rodar com segurança, é muito importante observar sempre se a banda de rodagem está lisa ou quase lisa, pois isso indica que já passou da hora de trocar os pneus.

● Profundidade dos sulcos

Outro ponto que merece atenção é a profundidade dos sulcos. No caso do pneu para chuva, é recomendado que as ranhuras sejam mais profundas para aderir melhor à pista.
Essa profundidade é determinada pelo TWI (Tread Wear Indicator), que aponta a medida do desgaste dos sulcos. Esse indicador aparece na banda de rodagem quando os sulcos estão com 1,6 mm de profundidade.

● Largura do pneu

Muitas pessoas pensam que o pneu mais largo é melhor para rodar na chuva. No entanto, os pneus mais estreitos são mais seguros, pois conseguem romper a lâmina de água com maior facilidade, evitando a aquaplanagem.

● Calibragem e alinhamento

Por fim, é essencial verificar se os pneus estão com a calibragem correta, pois isso garante o desempenho adequado dos itens e possibilita que eles suportem as condições adversas de clima e asfalto.

Outra dica é manter o alinhamento em dia, evitando o desgaste irregular e, consequentemente, o comprometimento da vida útil do pneu.

POR QUE ESCOLHER OS PNEUS MICHELIN?

A Michelin é referência na produção de pneus em todo o mundo e se destaca quando falamos em pneus mais resistentes e adequados para diferentes situações.

Dentre as diversas linhas produzidas pela Michelin, na Zilli Pneus você encontra as melhores opções para o seu carro rodar na chuva com mais tranquilidade:

● Michelin Primacy 4

O pneu Michelin Primacy 4 oferece maior performance no piso molhado, segurança na frenagem e durabilidade:

  1. Frenagem em piso molhado 5,4 metros mais curta quando novo e 7,4 metros quando usado*.
  2. Durabilidade 30% maior que os principais concorrentes em relação à geração anterior.
  3. Melhor eficiência no consumo do segmento, garantindo maior economia de combustível.
  4. Escultura otimizada que permite 22% a mais de escoamento de água em pistas molhadas.
  • Em comparação com os concorrentes.

● Energy XM2+

O pneu MICHELIN Energy XM2+ é mais resistente e entrega excelente performance de frenagem em piso molhado:

  1. Durabilidade até 25% maior do que a média dos principais concorrentes premium.
  2. Grande resistência a choques e danos nas laterais do pneu
  3. Frenagem 4,8 metros mais curta quando novo e 10,5 metros quando usado.*
  • Em comparação com os concorrentes premium

Está precisando comprar seu pneu para chuva? Nossa equipe de especialistas te ajuda! Entre em contato pelo clicando no link da bio e faça seu orçamento.

Pagamento parcelamento no cartão de crédito
Pagamento parcelado
no cartão de crédito
Descontos especiais para pagamento a vista
Descontos especiais
para pagamento à vista
Compre os pneus e ganhe a montagem
Compre os pneus e
ganhe a montagem
Garantia de qualidade das melhores marcas
Garantia de qualidade
das melhores marcas